Polícia Federal investiga professor da UEA por tráfico de órgãos humanos

No momento, você está visualizando Polícia Federal investiga professor da UEA por tráfico de órgãos humanos

Em Manaus, a Polícia Federal deflagrou hoje (22) a Operação Plastina, para investigar casos relacionados a possível prática do crime de tráfico internacional de órgãos humanos.

Segundo as investigações, o suspeito, que é professor de anatomia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), enviou órgãos humanos plastinados para Cingapura, na Ásia. A plastinação é um procedimento técnico e moderno de preservação de matéria biológica.

A ação da PF visa cumprir 2 mandados de busca e apreensão, sendo um na residência do investigado e outro no Laboratório de Anatomia da UEA. Também foi cumprido um mandado de afastamento de função pública.

Há indícios de que foi postada uma encomenda, contendo uma mão e três placentas de origem humanas, de Manaus para Cingapura, cujo destinatário é um famoso designer indonésio que vende acessórios e peças de roupas utilizando materiais de origem humana.

Se condenado, o investigado poderá responder, na medida de sua responsabilidade, pelo crime de tráfico internacional de órgãos humanos, com pena de até 8 anos de reclusão.