Luciana Bezerra – Da Revista Cenarium
MANAUS — O ilustrador e roteirista amazonense Ademar Vieira, 39 anos, jamais imaginaria que uma simples tirinha batizada ‘O Teatro’, retratando o elitismo social na cidade de Manaus, causasse tanto frisson e ganhasse repercussão internacional. O desenho postado nas redes sociais do ilustrador, na última segunda-feira, 3, já contabiliza mais de 25 mil curtidas e aproximadamente 780 comentários.
Segundo Ademar, que ainda está atônito com o sucesso que suas ilustrações estão fazendo nas redes, alguns ambulantes que trabalham em torno do Teatro Amazonas — um dos mais imponentes cartões postais da capital do Amazonas — nunca entraram no local ou quiçá sabem como é espaço por dentro. Além disso, mostrar para o mundo, suas origens, ou seja, de onde ele veio.
“Como havia alcançado um público nacional e internacional, por meio da série de tirinhas sobre a pandemia, lançada em março, achei importante mostrar para as pessoas, minha origem, ou seja, onde eu nasci e moro até hoje. Por isso, ilustrei o Teatro Amazonas como cenário principal da história. E, também, criei o personagem do funcionário do teatro retirando o menino vendedor de bala para representar o elitismo social existente em Manaus e retratar que na realidade, o menino, na visão do funcionário, não pertence aquele lugar”, ressalta Ademar.
O ilustrador destacou ainda que os funcionários do Teatro comentaram no post da tirinha, no Instagram, por qual motivo ele havia ilustrado eles como ‘estúpidos’.
“Faço uma homenagem à minha cidade natal, Manaus, no Brasil, e ao seu maior símbolo e peço desculpas aos funcionários do Teatro, pois tive que criar um funcionário estúpido para a tirinha, o que não corresponde à realidade. Todos os funcionários são muito educados e gentis. Recomendo a visitação”, explica, na legenda da ilustração publicada no Instagram, o ilustrador e roteirista.