Casal de corujas escolhe praia da Ponta Negra para fazer ninho

Um ninho de corujas foi descoberto na área de praia do Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste, interditado temporariamente em razão do isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19. A cena chamou a atenção de servidores do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), órgão da Prefeitura de Manaus que gerencia o espaço, e de guardas municipais, que seguem a serviço no local.

em frequentadores e o tradicional movimento do balneário, pelo menos um casal de corujas, aves da ordem Strigiformes, fez um ninho no habitat. A espécie seria da coruja buraqueira (Athene cunicularia), espécie mais comum e conhecida no Brasil. É uma ave terrícola de hábitos diurnos, que faz ninhos em tocas no chão, inclusive na areia.

O servidor do Implurb, José Antônio, explica que o ninho apareceu após a interdição e que os “pombinhos” ficam na área protegendo possivelmente os ovos colocados. “Elas usaram a areia, uma cavidade, e ficam monitorando. Ainda não vimos filhotes porque elas ficam indóceis quando alguém se aproxima. Estão cuidando da prole”, diz.

No início do mês, quem deu o ar da graça no calçadão menos movimentado foi um bicho-preguiça. Há uma família habitando o espaço.