No momento, você está visualizando Cerca de 40 mil venezuelanos vivem no Amazonas

Cerca de 40 mil venezuelanos vivem no Amazonas

Cerca de 40 mil venezuelanos vivem no Amazonas, segundo dados da plataforma R4V, mantida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (29) durante o debate entre representantes da sociedade civil organizada, poder público e agências da ONU para atualizar o Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Atenção a Migrantes, Refugiados e Apátridas do Amazonas.

Para a Associação de Venezuelanos do Amazonas (Assoveam), também presente na atualização do plano, a empregabilidade dos migrantes e refugiados é um dos maiores desafios existentes. A revalidação de diplomas de ensino superior dessas pessoas deverá ser uma das principais frentes de trabalho proposta na nova versão do documento.

O principal objetivo é fortalecer a atuação conjunta da rede de apoio, composta atualmente por 44 entidades que trabalham no atendimento de migrantes, refugiados e vítimas de tráfico humano no Estado.

A partir dos resultados dos debates, a expectativa da Sejusc é tirar do papel a terceira versão do plano e, em paralelo, ativar o Comitê Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Atenção aos Refugiados e Migrantes. O comitê será composto pelos mesmos atores participantes da atualização do plano.