A Coca-Cola Brasil, junto à ONG Gastromotiva, ampliou, em Manaus, a distribuição de refeições para famílias em situação de vulnerabilidade social. Além das famílias do bairro Tancredo Neves, que integram o programa desde agosto do ano passado, passaram a receber refeições famílias do bairro Jorge Teixeira.
A ampliação teve início em novembro e as entregas são realizadas duas vezes na semana. Ao todo, 250 refeições são preparadas e distribuídas toda semana para famílias em situação de vulnerabilidade social e de insegurança alimentar cadastradas pela Associação dos Moradores da Cidade Alta (CDA). De agosto a dezembro o programa Cozinhas Solidárias Gastromotiva já distribuiu 8.660 refeições. A expectativa, segundo o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca, é impactar mais de 15 mil pessoas com a distribuição das refeições até junho deste ano. “A ação é direcionada principalmente as mulheres, essa parcela da população que ficou ainda mais vulnerável durante a pandemia e que se tornou o principal foco do programa”, explica. Além da entrega das refeições, o Cozinhas Solidárias Gastromotiva estimula o empreendedorismo local quando se propõe a levar formação para os cozinheiros que participam da ação. Para produzir e distribuir as refeições, a Coca-Cola Brasil patrocina uma cozinha comunitária.
O programa da Gastromotiva chegou no Amazonas em 2021, junto às ações diretas de combate à fome realizadas pela Coca-Cola Brasil em todo o país para fazer chegar alimentos às populações mais vulneráveis ao agravamento da pandemia. Desde então, foram distribuídas 95 mil refeições no Amazonas, nos municípios de Manaus, Careiro da Várzea, Tabatinga, Presidente Figueiredo, Manacapuru e Parintins.
Fonte: Portal Marcos Santos