Com entrada gratuita, projeto ‘Ícone Cultural’ quer resgatar a cena cultural em tempos de pandemia em Manaus

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a produção artística e cultural foi um dos setores mais afetados. O lockdown causado pelo vírus trouxe uma grande perda financeira para o setor. Pensando nisso, a Ícone Produções apresenta nos dias 13, 19 e 26 de dezembro de 2020, o seu novo projeto intitulado “Ícone Cultural”.

Aprovado por meio da Lei Aldir Blanc, criada com o intuito de promover ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o período de pandemia do Covid‐19, o evento terá apoio da Prefeitura de Manaus.

O projeto será dividido em três showcases em locais diferentes da cidade. Cada um com uma temática e região diferente da cidade. A ideia do projeto é fazer com que diversos públicos tenham acesso e possam consumir mais sobre a cultura e produção dos artistas locais. A iniciativa tem como ponto de partida o tema ‘O dia e (e a noite) é de todes!’ com a programação seguida de apresentações musicais com show de Ramon Marola e Kely Guimarães, rodas de conversa “O movimento LGBTQ+ na cultura Amazônica. Onde estamos e pra onde iremos?”, intervenções, oficina de ‘Introdução a produção musical’ com Mady e feira criativa, no dia 13 de dezembro, no Casa Criativa Vila Vagalume, bairro São Raimundo, zona Oeste da capital.

 

A Amazônia resiste

O segundo showcase trará ativistas da causa indígena da ecologia e das culturas amazônicas no intuito de amplificar as vozes dessas pessoas buscando a conscientização e a mudança de comportamento. O encontro acontecerá no dia 19 deste mês, no Espaço Cultural Muiraquitã, na alameda Itália, 110, bairro Aleixo, e contará com apresentações musicais de Marcelo Nakamura; Agenor, Agostinho e Léo; além de intervenção com a tribo Dessana, roda de conversa “A identidade cultural na arte Amazônica. Um processo em construção” e feira criativa.

Viva a voz preta!

O showcase de encerramento dará lugar a voz negra para que haja uma real discussão da participação dos negros dentro do cenário cultural, político e social. Esse assunto, fechará com chave de ouro a programação do primeiro Ícone Cultural no ano de 2020. A atração musical ficará por conta da banda Gramophone, que se apresentou na primeira edição do ‘Festival Mormaço’ e ‘Passo a Paço 2019’. Quem comparecer ao encerramento, também poderá acompanhar a roda de conversa “O papel da mulher preta como protagonista nos movimentos culturais”; oficina de fotografia “Como extrair o melhor das suas fotos e se inserir no mercado” e feira criativa. O palco do Teatro Manauara, localizado no Shopping Manauara, bairro Adrianópolis, foi escolhido para finalizar a primeira edição do evento no dia 26.

Inscrições
 
As inscrições para participar das oficinas, rodas de conversa e apresentações musicais podem ser feitas de forma gratuita no site Sympla no link https://bit.ly/ÍconeCultural