De cara nova, Vila Vagalume reabre ao público

Neste sábado (19), a partir das 17h, a Casa Criativa Vila Vagalume 80 retorna às suas atividades culturais com exposições fotográficas e de artes plásticas, tudo ao som de DJ Naty Veiga, DJ Pauli e o músico Gean Melo. O evento terá o acesso de R$ 10,00.

A reabertura contará com uma novidade. Atuantes desde 2016 na zona centro-oeste (bairro D. Pedro I), agora a Vila Vagalume 80 transferiu sua sede para a zona oeste, na Rua Sagrado Coração de Jesus, 234, São Raimundo.

“No início de agosto, em meio à quarentena, fomos informados da venda da propriedade no D. Pedro. Tivemos que agir rápido, pois tínhamos a meta de reabrir em setembro, uma vez que as medidas de isolamento tinham sido flexibilizadas. Este espaço no São Raimundo foi um achado. Fica de frente para o Porto da Balsa, com um pôr-do-sol incrível e tem a cara da Vila Vagalume”, conta Vívian Oliveira, produtora cultural da casa.

Para este momento, a casa estará com 50% da capacidade, mediante reservas antecipadas, distanciamento de 2 metros entre as mesas e frascos de álcool 70% disponíveis para os clientes e uso de máscaras, conforme as exigências estabelecidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas (FVS-AM).

EXPOSIÇÕES
Sereias e Tritões – O evento contará com a presença do artista plástico Davi Baima, que exibirá suas esculturas de sereias e tritões. De acordo com o artista, as obras tendem a ter uma visão obscura com mais de um ponto de vista, sempre respeitando as origens históricas e garantindo a diversidade de uma grande mistura de raças e povos.

Projeto Motim – Também marcará presença a exposição fotográfica do projeto Motim, circuito de intervenções na rua que surgiu com o intuito de estabelecer o diálogo entre a dança contemporânea e a cidade. O projeto contou com a performance de Leonardo Scanltberuy, a artista Flávia Pinheiro (PE) e o Grupo Fragmento Urbano (SP). As intervenções foram registradas pelo fotógrafo Robert Coelho.

MÚSICA
Ao Pôr-do-sol, a música inicia com uma dobradinha entre a DJ Naty Veiga e DJ Pauli. Naty vem com um set diversificado que vai de vertentes da House Music, Brazilian Bass, Latin Urban, Funk, Pop, Axé, Afrouhouse, Tropicália Remix, Queer Music, Rock Nacional/Internacional e Alternativo. Já a DJ Pauli apresentará um repertório com uma batida eletrônica, orgânica, som Brasil, com uma pegada Afro-latina, Macumbeats, Brazilian house, Deep House, Tech House, Afro House.

Em seguida, assume o palco o cantor e compositor de Tapauá Gean Melo, que, através de suas composições, buscará fazer uma leitura cabocla de algumas camadas da realidade amazonense que até então carecem muito de serem tratadas na arte popular. “Eu utilizo personagens caboclos que trazem esses discursos e problemáticas a partir de um vocabulário regional. No mais, eu também componho sobre diversas faces da experiência humana, sempre buscando observar o que normalmente não se observa a respeito disso, afim de gerar um efeito diferente no ouvinte”, explica Gean.

Serviço
Reabertura da Casa Criativa Vila Vagalume 80
Data/hora: 19 de setembro de 2020, às 17h
Local: Rua Sagrado Coração de Jesus, 234, São Raimundo (em frente ao Porto da Balsa)
Acesso: R$ 10,00