A Delegacia Especializada em Combate à Corrupção no Amazonas (DECCOR) foi inaugurada nesta segunda-feira (5), em Manaus. A unidade foi criada após repasse de R$ 300 mil do Governo Federal.
A solenidade contou com a presença do governador Wilson Lima e demais autoridades da segurança pública do estado, na sede do novo órgão, na zona Centro-Sul de Manaus.
O governador afirmou que a delegacia trabalhará exclusivamente na repressão e prevenção a qualquer tipo de corrupção e desvio de recursos públicos no Estado.
De acordo com o titular da delegacia, delegado Guilherme Torres, o novo órgão já tem investigações em curso e trabalhará com denúncias e investigações iniciadas por conta própria. A expectativa é atender todos os 62 municípios do Amazonas.
“Já temos algumas investigações em andamento e vamos iniciar o nosso trabalho pela Região Metropolitana de Manaus. Vamos conversar com as Câmaras Municipais, promover audiências públicas, já fizemos algumas reuniões com alguns órgãos. Estamos em contato com as delegacias do Brasil inteiro”, disse.
Sobretudo, a Delegacia foi criada por meio da Lei nº 5.211/2020, sancionada pelo governador Wilson Lima e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 14 de agosto.
Fonte: G1 AM