Em Manaus, Dia da Visibilidade Lésbica contará com oficinas e debates

Em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizará, no dia 29 de agosto, o II Workshop da Visibilidade Lésbica, com debates voltados à promoção dos direitos humanos da população LGBT e ao fortalecimento de políticas públicas. As inscrições já estão disponíveis por meio do site da Sejusc (www.sejusc.am.gov.br).

A programação será aberta ao público em geral e acontecerá das 8h às 17h, no auditório da Sejusc, localizado na rua Bento Maciel, nº 2, conjunto Celetramazon, Adrianópolis.

No encontro, serão abordados temas como os Direitos Humanos na perspectiva da diversidade e do gênero, políticas de saúde para LGBTs e violências doméstica e intrafamiliar. Pesquisadores, representantes do poder público e ativistas participam dos painéis.

A cantora Karen Francis e o coletivo Miga, Sua Lôka também farão apresentações culturais durante o evento.

Todos os participantes receberão um certificado de participação com 8 horas complementares.

Confira a programação:

9h – Mesa de abertura

9h30 – Painel: “Direitos Humanos: Na Perspectiva da Diversidade e do Gênero”, com a professora Lidiany Cavalcante (departamento de Serviço Social da Ufam)

10h30 – Debates

10h40 – Painel: Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, com Rosely Pinheiro (Movimentos sociais: Articulação das Mulheres Homoafetivas e Aliad@s do Amazonas-Almaz LGBT/Icam)

11h20 – Debates

12h – Intervalo 

13h30 – Painel: “Avanços e desafios: Política de Saúde Integral LGBT”, com os painelistas Antônia Barroso (Fórum Permanente das Mulheres de Manaus-FPMM, Humaniza) e professor mestre Jeferson William Pereira (Susam). Mediadora: psicóloga Tainá Conde

13h50 – Debate

14h – Painel: “Avanços e desafios: Rede de serviço a violências doméstica e intrafamiliar”, com a secretária executiva de Políticas para as Mulheres, Ana Barroncas

14h40 – Debates

14h50 – Intervalo

15h – Grupos de trabalho

16h – Encaminhamentos de propostas

17h – Encerramento cultural: Miga, Sua Lôka e Karen Francis