“Fuga de Pretória” filme com Daniel Radcliffe estreia em Manaus

FUGA DE PRETORIA (Escape from Pretoria, 2020, Reino Unido, Austrália) de Francis Annan (Woyzeck, 2010), baseado no livro “Inside Out: Escape from Pretoria Central Prision” de Tim Jenkin, mostra a emocionante fuga de dois homens comuns, ativistas antiapartheid, Tim Jenkin (Daniel Radcliffe) e Stephen Lee (Daniel Webber), da prisão de segurança máxima de Pretória, no período marcado como a época de maior tensão e injustiça racial vivida na África do Sul, o Apartheid. O drama biográfico, que faz parte das produções próprias e exclusivas Particular Crowd, com a marca TNT Original, chega aos cinemas com distribuição Cinecolor do Brasil.

Em 1978, Tim Jenkin e Stephen Lee foram presos acusados de terrorismo por trabalharem na divulgação de panfletos para o ANC (African National Congress) de Nelson Mandela, considerado um partido clandestino no país. Sentenciados, foram enviados para a prisão de segurança máxima de Pretoria, onde iriam cumprir suas longas penas. Para escapar do local, a dupla desenvolveu um plano de fuga audacioso, abrir 10 portas de aço utilizando chaves produzidas em madeira.

Em Manaus, o longa estreia em cartaz na próxima quinta-feira, 3, na rede Cinépolis (Millennium, Manaus Plaza Shopping e Ponta Negra) e no Kinoplex Amazonas.

Sinopse:

Fuga de Pretoria mostra a verdadeira história de Tim Jenkin (Daniel Radcliffe) e Stephen Lee (Daniel Webber), jovens sul-africanos brancos que carregavam a marca de “terroristas” e foram presos em 1978 por trabalharem em operações secretas para o ANC, proibido partido de Nelson Mandela. Encarcerados na Prisão de Segurança Máxima de Pretória, eles decidem enviar uma mensagem clara ao regime do Apartheid. Com engenhosidade de tirar o fôlego, vigilância meticulosa, planejamento detalhado e a produção de chaves de madeira, projetadas para abrir 10 portas de aço, eles foram em busca da liberdade. Além da emocionante fuga, o filme relata a vontade de dois jovens em lutar pela defesa dos direitos de uma maioria da população que era oprimida e injustiçada pelo regime.

Confira o trailer: