Indígena é a primeira vacinada contra Covid-19 no Amazonas

Do Portal Toda Hora

O Amazonas iniciou a vacinação contra a covid-19 nesta segunda-feira, 18/1. No Estado, a intenção é vacinar 1.154.504 pessoas que fazem parte dos quatro grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunização. A partir de agora, a vacina começa a ser distribuída nas unidades de saúde da capital e do interior.

O primeiro lote com as vacinas chegou por volta das 18h45 desta segunda-feira, 18/1, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que transportou as doses de São Paulo. No total, o Amazonas recebeu 256 mil vacinas do Ministério da Saúde e outras 50 mil doses doadas pelo Governo de São Paulo.

A primeira vacinada foi a técnica de enfermagem, Vanda Ortega, indígena moradora do Parque das Tribos, em Manaus. “Hoje temos 32 indígenas com covid-19. Temos que agradecer aquelas pessoas que tem nos ajudado”, afirmou. “Somos hoje mais de 1 milhão de indígenas no território brasileiro que precisam ser cuidados”.

O governador Wilson Lima informou que este é um momento muito simbólico para o Estado. “É muito importante, no momento em que nosso povo é severamente atingido, a vacina é a esperança de voltar à vida e normalidade. não estamos livres, temos que continuar seguindo todos os protocolos, distanciamento, mascara, alcool em gel.”, destacou.

As próximas doses que chegarão ao Estado dependem das próximas remessas a serem encaminhadas da Índia e o que for disponibilizado pelo Instituto Butantan.

Etapas

No atual contexto em que não existe ampla disponibilidade da vacina no mercado mundial, torna-se necessário priorizar a vacinação de grupos populacionais mais vulneráveis. A definição dos grupos prioritários para vacinação contra COVID-19 está respaldada em critérios epidemiológicos e característica da vacina, o risco de adoecimento e agravamento (hospitalizações e óbitos) e a necessidade de manter o funcionamento dos serviços de saúde.

Na distribuição por fases dos grupos prioritários, que corresponde a 262.142 na 1ª fase, 251.080 na 2 ª fase, 202.608 na 3ª fase e 438.674 na 4ª fase, totalizando 1.154.504 pessoas, cuja meta mínima é vacinar 95% de cada fase. Para as duas doses seriam necessárias 2.424.458 doses.

A estratégia nacional de vacinação dos grupos prioritários em 4 etapas foi considerada a partir da necessidade de distanciamento social e a capacidade instalada dos serviços de saúde.

Confira:

1ª fase – 262.142 pessoas

Povos indígenas Vivendo em Terras Indígenas
Trabalhadores de Saúde
Pessoas de 80 anos ou mais
Pessoas de 75 a 79 anos
Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas

2ª fase – 251.080 pessoas

Pessoas de 70 a 74 anos
Pessoas de 65 a 69 anos
Pessoas de 60 a 64 anos

3ª fase – 251.080 pessoas

Comorbidades

4ª fase – 438.674 pessoas

Povos e Comunidades
Tradicionais Ribeirinha
Povos e Comunidades
Tradicionais Quilombola
Pessoas com Deficiências Permanente Grave
Pessoas com Deficiência Institucionalizadas
Funcionário do Sistema de Privação de Liberdade
População Privada de Liberdade
Forças de Segurança e Salvamento
Forças Armadas
Pessoas em Situação de Rua
Trabalhadores de Educação do Ensino Básico
Trabalhadores de Educação do Ensino Superior
Caminhoneiros
Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário
Passageiros Urbano e de Longo Curso
Trabalhadores de Transporte Aéreo
Trabalhadores Portuários
Trabalhadores de Transporte de Aquaviário