MAPA já registrou 4 casos de sementes misteriosas recebidas via Correio

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) confirmou que quatro pessoas já receberam sementes clandestinas pelo Correio sem consentimento. Os casos foram registrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Na semana passada, Gabriel Zapella, de Santa Catarina, recebeu uma encomenda comprada pela internet junto com um segundo pacote misterioso. Dentro, estavam as sementes não identificadas.

“Eu tinha lido que isso estava acontecendo nos Estados Unidos. Quando cheguei em casa, postei fotos no Instagram e marquei a Secretaria de Agricultura. Já no outro dia, a secretaria entrou em contato comigo, e uma pessoa da Cidasc [Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina] veio recolher para dar o destino certo. Eu sabia que não era para jogar fora, plantar ou queimar; era para entregar, então fiz isso”, diz Gabriel.

A jornalista Carla Santos, de Porto Alegre (RS), conta que também recebeu, ainda no ano passado, uma encomenda acompanhada de um pacotinho de sementes. “É como se fosse um brinde, que veio junto a uma compra realizada em um site da China. Não plantei, mas guardei as sementes. Agora vou encaminhá-las ao Mapa, conforme a orientação. Não tinha ideia de que isso pode representar risco fitossanitário ao país”, conta.

O material recebido pelo Ministério da Agricultura foi enviado ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Goiânia (GO) para as análises técnicas. O resultado da análise pode demorar cerca de 15 dias.

Fonte: Canal Rural