Matheus Castro anuncia pré-candidatura a vereador; confira a entrevista!

Hoje o blog apresenta o seu primeiro entrevistado de uma série de entrevistas com os pré-candidatos às eleições municipais.

Ele tem 20 anos, é filho do seu Márcio e da dona Sara, acadêmico do curso de Administração, torcedor do boi Garantido, presidente Estadual da juventude do Partido Socialista Brasileiro (PSB-AM), e vai tentar uma vaga na Câmara Municipal de Manaus nas eleições deste ano. Com slogan ‘Pra Mudar de Verdade’, Matheus Castro é o pré-candidato mais jovem do partido, e talvez até o mais jovem de todo o pleito.

Líder do movimento ‘Amazonas Pela Democracia’, Castro ficou ainda mais conhecido por ‘puxar’ um ‘Fora Bolsonaro’ que reuniu duas mil pessoas na avenida Djalma Batista no dia 02 de junho. A manifestação ganhou força e se tornou um dos assuntos mais comentados do Trending Topics do Twitter.

Matheus também vem sofrendo diversos ataques por suas opiniões e posicionamentos políticos, principalmente na rede social Twitter, onde já foi apelidado de ‘Felipe Neto Manauara’. Trocamos uma ideia com esse jovem que quer fazer a diferença na política amazonense.

– Quem é o Matheus Castro?

Como diria Fernando Pessoa “não sei quantas almas tenho”, mas no básico, acho que igual a todo mundo, tenho 20 anos, sou um moleque simples, me amarro na cultura pop e MPB, sou filho do seu Márcio e da dona Sara que cresceu, estudou e vive no centro de Manaus.

Fui parar na politica por revolta, pra tentar mudar aquilo que nunca era mudado, seguindo o exemplo da minha mãe que é assistente social, eu comecei no ativismo social aos 14 anos, o que me levou ao movimento estudantil e a luta contra os vários problemas que nós cidadãos comuns enfrentamos… problemas que vem desde a desigualdade social e se expandem até analfabetismo, no desemprego, na necessidade daqueles que precisam ser ouvidos.

Eu sou alguém que, assim como muitos, está cheio dessa política podre e sem opção que não nos representa e vive apenas com os mesmos canalhas.

 

– Por que você quer ser vereador?

Porque sempre critiquei muitos os políticos do Amazonas e a forma suja e vergonhosa que eles fazem política e se apropriam do estado, mas como eu sempre falo: em política não se pode apenas criticar por criticar, é preciso apontar caminhos e soluções, e por isso coloco o meu nome para avaliação do povo de Manaus, eu quero ser uma solução, quero apontar soluções #PraMudarDeVerdade e fazer diferente em meio à tanta sujeira, quero ser o voto de protesto da população contra esse sistema de político que só está na rua de quatro e quatro anos, contra esses falam de “nova política” mas na verdade são mais do mesmo que já têm aqui.

– Por que PSB?

Porque o além de representar muito do que eu acredito e das causas que apoio, o PSB abriu as portas e acreditou em um moleque de 14 anos que falava de política, O PSB fez eu acreditar ainda mais que Manaus pode ser uma cidade melhor e mais igualitária, procurei um partido político após fundar um grêmio estudantil na minha escola no 9º ano, mas terminei encontrando uma família, depois daí nunca mais parei, fui eleito presidente da União Municipal Dos Estudantes Secundaristas De Manaus, depois eleito Presidente Estadual da juventude do partido no Amazonas.

Já são 6 anos de PSB e eu espero que venham mais.

– Você já foi criticado por gostar de política sendo tão novo?

Sim!!! Ainda mais agora que sou o pré-candidato mais jovem do meu partido, quem sabe até o mais jovem de todo o pleito…

Porém sigo firme e com o sorrisão no rosto sabendo que estou do lado certo da história, do lado da trabalhadora, do estudante, do povo pobre.

A pautas que eu abordo são importantes, isso é motivador, é maior que qualquer crítica.

– Como você lida com os “haters”?

Algumas pessoas acham que quando você é alguém conhecido e relevante, você é feito de concreto e elas podem te ofender de todas as formas possíveis… ainda é doloroso, eu demorei pra entender isso, mas opiniões adversas sempre irão existir, independente do seu posicionamento.

Confesso que em alguns momentos eu acho melhor fingir que não vi algum comentário que ao invés de estar argumentando com educação contra algo que eu falei, está me ofendendo sem necessidade…

Mas eu acredito que toda voz e opinião tem sua devida importância, é sempre plausível avaliar o por quê de uma discordância, se estou disposto a mostrar e debater situações, divergências são inevitáveis, junto à posicionamentos favoráveis também.

Então, diria que os haters acabam não sendo um obstáculo para mim, pelo contrário, em um cenário onde também há críticas, significa que é um cenário onde vale a pena a presença de um questionamento.

– Você já tem alguma proposta caso seja eleito?

Minha pré-candidatura está sendo construída por propostas, são as nossas armas contra a velha política nessa eleição e para caso seja eleito, mas como estamos na pré-campanha, não posso falar abertamente sobre elas à pena de ser condenado por fazer campanha indevida.

Mas meus compromissos giram em torno dos meus posicionamentos explícitos em minhas redes sociais, minha pauta principal é a educação até porque é a nossa única forma de mudança real, mas a quebra dos super salários e privilégios dos políticos também estarão inclusas em minhas propostas, inclusive me acompanhe nas redes sociais para saber mais!

– Já foi intimidado pela oposição?

Jamais!

E olha que não foram poucas as tentativas…

Já sofri ameaças, já grampearam meu celular, já divulgaram meu número e informações pessoas, já fui vítima de fake news, vítima da cultura do cancelamento…

É doloroso, mas esse é o preço que ser de verdade tem um preço sempre pago, esse é o preço por ser honesto, sincero e transparente na política amazonense.

Reunião sobre o passe livre estudantil

– Você é Caprichoso ou Garantido?

Garantido! ❤️

Eu tento ser muito caprichoso em tudo, mas é garantido que o meu coração é vermelho! Hahaha

– Como você pretende fazer campanha em tempos de pandemia?

Pelas redes sociais, como abri mão dos recursos partidários, logo não terei pessoas contratadas com o dinheiro público trabalhando para nossa campanha.

Nossa pré-campanha e campanha serão feitas através do famoso “boca a boca” com a ajuda amigos e pessoas que conhecem a minha história e sabem da minha honestidade e capacidade.

Nós estamos lutando contra um sistema gigantesco sem ter um centavo no bolso, mas não abriremos mão da nossa coerência e de nosso compromisso com uma nova política.

Nossa pré-campanha conta com voluntários, pessoas comuns como eu e você, por isso contamos com o apoio de todas e todos, todo mundo é muito bem vindo para somar conosco!

– Deixa suas redes sociais/contato pra quem quiser conhecer melhor suas propostas:

Aqui está, nos acompanhe e venha fazer parte dessa história #PraMudarDeVerdade!