Início Site

Idam convoca 45 aprovado no cadastro de reserva em concurso

0

A lista dos 45 convocados do cadastro de reservas do concurso realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) já está disponível. Publicado no Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas (DOE) do dia 7 de dezembro, o documento também pode ser acessado no site do instituto (http://www.idam.am.gov.br/wp-content/uploads/2022/04/convocados.pdf)

Os novos convocados vão ocupar vagas remanescentes de concursados que não assumiram os cargos nas chamadas anteriores ou solicitaram exoneração. A convocação contempla dois aprovados de nível fundamental, 38 aprovados em nível médio e cinco de nível superior.

O Instituto destaca que os novos convocados devem ficar atentos aos seus e-mails para onde serão enviadas as notificações e demais orientações para que tomem posse de seus cargos.

O concurso foi realizado em 2018 para provimento de 227 vagas de níveis fundamental, médio e superior.

O anúncio da convocação foi realizado pelo governador Wilson Lima, na última quinta-feira (7/12).

Meninas são mais afetadas por mudanças climáticas

0

Crescimento dos casamentos infantis, abandono da escola e aumento do trabalho doméstico estão entre alguns dos efeitos da crise climática que atingem mais meninas, ampliando a desigualdade entre os gêneros. Um estudo da Organização Não Governamental (ONG) Plan International em oito países, entre os quais o Brasil, revelou os efeitos das transformações do clima na vida de garotas menores de 18 anos de idade.  

A pesquisa focou no acesso à educação a partir de entrevistas com 78 meninas do Brasil, Benim, Camboja, El Salvador, Filipinas, República Dominicana, Togo e Vietnã. Segundo o levantamento, devido às desigualdades e discriminações de gênero que já existem nesses países, elas acabam sendo mais afetadas pelas mudanças climáticas.

No Vietnã, por exemplo, a adolescente Uyen afirma que os pais preferem tirar as meninas da escola e manter os meninos, porque entendem que elas são responsáveis por ajudar nas tarefas domésticas. Dados do Fundo Malala apontam que as mudanças climáticas podem retirar das escolas, a cada ano, pelo menos 12,5 milhões de garotas em 30 países vulneráveis ao clima.   

Financiamento climático infantil 

Em outra pesquisa realizada pela mesma ONG, verificou-se que de 591 projetos financiados por fundos ligados ao clima, e executados ao longo de 17 anos, apenas 5% deles foram destinados prioritariamente a atividades voltadas às crianças. Isso representou apenas 2,4% dos recursos mobilizados para a crise climática. Além disso, apenas um dos projetos foi direcionado à educação de crianças.  

“De todos os financiamentos climáticos feitos pelos principais fundos climáticos, apenas um é endereçado à questão da educação. Isso é muito grave. Se a gente não trabalhar no eixo da educação com a mudança de paradigma de padrões, fica super difícil construir qualquer coisa”, concluiu Ferraz.  

Crise amplia desigualdades 

Além de ampliar a desigualdade de gênero, a crise climática aumenta todas as demais desigualdades, segundo o coordenador do Grupo de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Eduardo Young.  

O professor destacou que os países mais ricos sofrerão menos porque tem mais recursos para investir na adaptação para as mudanças climáticas. “Isso é fácil de você perceber quando você tem um furacão passando no Caribe, em que morrem milhares de pessoas nos países caribenhos ou centro-americanos. Esse furacão chega na costa americana e o número de óbitos cai menos de uma dezena”, exemplificou.  

Além disso, Young acrescentou que o aquecimento da Terra vai ser mais intenso nos locais mais quentes. “Você vai ter, por exemplo, a possibilidade de expansão de áreas agrícolas onde hoje não pode ter agricultura, como no norte dos Estados Unidos, no Canadá e na Sibéria. Em compensação, na África subsaariana, você vai ter um colapso da agricultura, vai ficar desertificado. A tendência, então, é aumentar a desigualdade entre os países”, afirmou. 

As desigualdades também devem aumentar dentro do mesmo país. O professor da UFRJ lembrou que, no Brasil, os pobres costumam viver nos locais de maior risco, como morros e beira dos rios, mais afetados por fortes chuvas e inundações.  

“A probabilidade de um evento extremo se transformar num desastre, numa área pobre, sem infraestrutura, com baixa capacidade de renda, sem cobertura florestal, é muito maior do que numa área rica, que tem capacidade de investimento, que tem uma estrutura adequada para lidar com essa questão”, destacou Young.  

Os eventos climáticos extremos também devem impactar de forma severa a agricultura familiar de subsistência do que a agricultura irrigada e capitalizada. “Têm estudos mostrando que a agricultura no Brasil que mais sofre com eventos climáticos extremos é a agricultura de feijão e de milho do semiárido brasileiro”, finalizou o professor da UFRJ.  

Fonte: Agência Brasil

Dia D: Mobilização alerta população de Manaus para a prevenção contra a Dengue

0

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto, da Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas, mobiliza, nesta segunda-feira (11/12), a população sobre os cuidados necessários contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti na prevenção a arboviroses (dengue, zika e Chikungunya). A ação ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus.

A campanha inclui a realização de carreata seguida de ação expositiva de educação em saúde sobre prevenção a arboviroses. A concentração para o início da carreata, a partir de 8h, é no Complexo de Saúde Oeste, no bairro Da Paz, que irá percorrer os bairros da Redenção, Alvorada, Compensa e finalizando no bairro Lírio do Vale.

A carreata encerra no Centro Educacional Municipal Infantil Prof. Diedres Gama Machado, no bairro Lírio do Vale, com a realização de ações de prevenção e cuidados contra o mosquito, como forma de preparar e alertar a população sobre a importância do controle do Aedes aegypti nesta época do ano, quando inicia a época de chuvas e, com isso, o período de sazonal de arboviroses.

Árvore de Natal no Largo de São Sebastião é marcada por grandes estreias

0

A noite desta última sexta-feira (08/12) se fez plena no Largo de São Sebastião com a concretização do momento mais aguardado pelo público: a iluminação da árvore de Natal. Marcada por grandes estreias, a programação do “Mundo Encantado do Natal”, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, contou também com apresentações musicais. 

Na ocasião, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destacou as novidades da programação que ampliam as oportunidades para que as famílias visitem o espaço, e detalhou a concepção da árvore de natal, que este ano é moldada por uma grande tecnologia de luzes e elementos natalinos. 

“A gente está usando um conceito muito tecnológico acima de tudo, diferente de tudo que a gente já fez. Outra novidade também é a questão da exposição de presépios que acontece na Casa das Artes. Nós temos o presépio aqui da frente do Teatro, que recebeu a benção do bispo D. Leonardo, que passou por aqui pessoalmente e fez essa bênção. E, dessa forma, a gente segue com as atividades, com muitos artistas se apresentando e uma ampla programação até o dia 6 de janeiro”, ressaltou Marcos Apolo. 

Quem estava ansiosa para ver a decoração completa foi a dona de casa Gleiciane Pimenta, que aproveitou o momento para passear com a família no Largo. “É a segunda vez que eu venho e esse ano a decoração está ainda mais bonita. Hoje aproveitei para trazer a família toda”, contou.

Uma noite de esperança

Inédita na Casa das Artes, a Exposição de Presépios “Uma Noite de Esperança” ganhou a admiração do público. A mostra que comemora os 800 anos da criação do presépio, por São Francisco de Assis, montado em 1223, na cidade de Greccio, na Itália, é o resultado da parceria entre Secretaria de Cultura, a Custódia dos Frades Menores Capuchinhos do Amazonas e Roraima e o Museu dos Capuchinhos. 

Para o frei Raul Falcon, coordenador do Museu dos Capuchinhos, a parceria é um casamento que se realizou em um momento muito especial. “Aqui nós temos várias expressões, vários presépios de vários artistas também, que vão retratar a encarnação do Verbo, só que de uma forma plástica, que a gente chama, através das obras de arte. E é por isso que a gente fez essa comemoração em especial, que é tão importante para nós, franciscanos”, enfatizou.

Contemplando 45 obras provenientes de um concurso de presépios, além dos acervos do Centro Cultural Povos da Amazônia e da Igreja de São Sebastião, a exposição encantou a servidora pública Neia Souza, que veio de Rio Preto da Eva (distante a 138 quilômetros de Manaus) para prestigiar a programação. “Me admirei por conta das peças que são antigas, mas ainda estão em funcionamento, e porque não são daqui. Então, assim, toda a exposição chama a atenção, das minúsculas peças de papel, às mais variadas que são obras de artes antigas. É muito bonito”, declarou Neia. 

Um espetáculo de encantos

No palco do Teatro Amazonas, as cortinas abriram para o início da temporada do espetáculo “O Quebra-Nozes e o Reino Encantado dos Doces”. A montagem é protagonizada pelo elenco do Ballet Álvaro Gonçalves, acompanhada pela Amazonas Filarmônica, Orquestra de Violões, Madrigal do Amazonas, Balé Folclórico e Coral do Amazonas.

Com o acesso gratuito, mediante agendamento online, a apresentação prendeu a atenção da plateia, emocionando todo o público presente. “É sempre muito lindo acompanhar os espetáculos no Teatro Amazonas. Principalmente os natalinos. A cada ano eles se superam. As crianças ficam extremamente ansiosas por esse momento”, relatou a dona de casa Suki, que levou sua filha de 9 anos para assistir ao espetáculo.

A pequena Gabriele, que possui deficiência visual, é frequentadora assídua dos espetáculos no Teatro Amazonas e adorou a atração. Segundo Jéssica, mãe de Gabriele, a acessibilidade do local faz com que a experiência seja igualmente encantadora. “É muito bom frequentar um lugar assim onde as pessoas se importam com as suas necessidades. Pra gente significa muito”, declarou a mãe da criança, que pôde apreciar o “Quebra-Nozes” com ajuda da audiodescrição.

As inscrições para as apresentações dos dias 13 a 17/12, serão abertas na próxima segunda-feira (11/12), no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). A programação completa do Mundo Encantado do Natal pode ser encontrada acessando o QR Code sinalizado no Largo de São Sebastião, no link

https://bit.ly/programacaonatal2023 e nas redes sociais @culturadoam.

Expoagro encerra neste domingo com atrações regionais e nacionais

0

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), promove, neste domingo (10/12), o encerramento da 45ª Exposição Agropecuária Sustentável (Expoagro), com shows nacionais e regionais, rodeio e apresentações para o público infantil. Batista Lima é atração nacional a se apresentar às 22h. A entrada é gratuita. Já a 2ª edição do Festival Artistas da Terra, recebe Igor Oliveira, Canto da Mata e George Japa, na Praça de Alimentação, entre 19h e 22h. 

Neste domingo (10/12), a 45ª Expoagro proporcionará aos visitantes exposições de artesãos além de oficinas de empreendedorismo no estande da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).  A partir das 18h na praça de alimentação, o grupo Música e Magia anima a noite do público infantil. 

O cirurgião dentista Amaro Neto, afirma que o espaço proporciona diversão para toda família “a gente tá aqui conhecendo o novo parque de exposição da feira agropecuária, a parte infantil tá muito legal, muita diversidade de brinquedos, além de shows infantis. Então é muito divertido estar aqui com toda a família e a gente espera voltar “, comentou. 

A programação ocorre no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, situado no Km 2, na rodovia que liga Manaus a Boa Vista.  A entrada é gratuita e o espaço do festival proporciona aos visitantes mais de 700 vagas de estacionamento gratuitas.  

A população também consegue prestigiar o evento usando rotas alternativas de transporte público como as linhas 302, 305 além das linhas extras 903 e 905 que atendem as demandas da Expoagro.

Retorno das chuvas faz startup reforçar plantios na Amazônia em parceria com empresas e instituições

0

De Kombi, as mudas de árvores nativas são transportadas para comunidades ribeirinhas com áreas ambientalmente degradadas. Por causa da estiagem, o transporte com o barco não foi possível, mas a pressa para aproveitar o retorno das chuvas tem reunido empresas e instituições para o plantio de árvores na Amazônia, coordenadas pela startup Tree Earth.

Nesta semana, foram três ações de plantios e o georreferenciamento de mais de 100 árvores nativas no Ramal do Brasileirinho, próximo à comunidade Santa Luzia, na zona rural da capital amazonense. As mudas são de Cumarú, Jenipapo, Sumaúma, Mogno, Ipê-branco, Ipê-amarelo e Andiroba, e todas podem ter o crescimento acompanhado por meio do celular, pelo aplicativo Tree Earth.

De acordo com o CIO da startup, Vicente Tino, o assunto crise climática não pode sair do radar sem soluções reais. “Todos precisamos agir já, sob risco de não podermos fazer mais nada em um futuro próximo. Neste período em que as chuvas começam a retornar após uma severa estiagem, conseguimos reunir um grupo diverso, mostrando que tem gente fazendo algo pela Amazônia e pelo mundo”, disse. 

Os plantios foram realizados em parceria com o Pacto Global das Nações Unidas no Brasil, a Amazoncert, de consultoria, auditorias e treinamentos nas normas ISO, e da Mangarataia, de moda praia com inspiração amazônica. Na ação, famílias que moram nas localidades foram beneficiadas com recursos oriundos do plantio coordenado pela startup. 

Uma das áreas a receber as ações de plantio foi uma região de mata ciliar próxima à Comunidade de Santa Luzia. “Essa ação inicia a recuperação de uma área bastante degradada e importante para os rios”, explicou Vicente Tino.

Compensação

Os plantios realizados nesta semana tiveram também o objetivo de fazer a compensação da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

O Pacto Global da ONU vai doar árvores georreferenciadas para participantes do evento Conexão ODS, realizado em Fortaleza (CE), em outubro, e que deu visibilidade a diálogos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Já a Mangarataia vai entregar uma árvore georreferenciada para os participantes da nova coleção – Rita Prossi – lançada no Casarão da Inovação Cassina.

A Amazoncert utilizou o plantio para fazer a compensação ambiental de suas atividades.

Após acordo firmado com Wilson, médicos retomam imediatamente 100% dos serviços de saúde do estado

0

Após acordo firmado com o governador Wilson Lima, nesta quinta-feira (7/12), os representantes das empresas médicas prestadoras de serviço para a rede pública de Saúde retomaram 100% dos atendimentos nas unidades estaduais de Manaus e interior. Os médicos aceitaram a proposta oferecida pelo chefe do executivo estadual e um cronograma para o pagamento de repasses pendentes foi estabelecido.

Participaram da reunião 15 representantes de empresas médicas que atuam na rede estadual de Saúde, além dos deputados estaduais Mayara Pinheiro, George Lins e Dr. Gomes, que integram a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e o líder do governo na Casa Legislativa, Felipe Souza.

No dia 05 de dezembro o Estado já havia quitado parte dos pagamentos referentes ao mês de agosto de 2023. Segundo proposta apresentada pelo govenador, os repasses de três empresas que haviam ficado de fora desse primeiro pagamento serão liquidados no dia 14/12.

Já os repasses referentes ao mês de setembro serão quitados no dia 21 de dezembro. Os valores correspondentes aos pagamentos pendentes dos serviços prestados no mês de outubro serão liquidados no dia 21 de janeiro.

Com relação aos meses de novembro e dezembro de 2023, o governador destacou que será preciso avaliar a previsão de receita do Estado para 2024 e pré-estabeleceu novas reuniões nos meses de janeiro e fevereiro para discutir possíveis datas.

Wilson Lima se comprometeu, ainda, a sanar pendências financeiras com as empresas médicas dos anos de 2021 e 2022 a partir de março de 2024, parcelado os valores em cinco vezes.

“O Estado do Amazonas teve dificuldades nesse período de estiagem severa, isso comprometeu muito a arrecadação e algumas previsões que haviam sido feitas. A gente reuniu aqui com as cooperativas para estabelecer um cronograma de pagamento para que esses profissionais para que esses profissionais possam receber esses proventos, esses salários”, explicou Lima.

Segundo os representantes da categoria, a intenção do encontro foi chegar a um acordo benéfico para ambas as partes e agradeceram a proposta apresentada por Wilson Lima. “Agradecemos ao governador, que nos recebeu e foi possível de fato apresentar as nossas demandas. Ouvimos tudo o que o governo poderia fazer nesse primeiro momento para atender essas necessidades e assumimos também o compromisso de retorno às nossas atividades ambulatoriais e eletivas “, disse o clínico geral Victor Hugo Barros.

A neurocirurgiã Cecília Granjeiro também destacou o resultado positivo do encontro. “Realmente, a reunião foi muito positiva, conseguimos conversar de uma forma muito tranquila, muito proveitosa e chegamos também a um acordo final”.

Para a deputada Mayara Pinheiro, a rápida resposta dada aos profissionais contribuiu para que o impasse fosse solucionado. “O importante é que o governador, que é o chefe maior do Estado, está chancelando esse compromisso, que prontamente foi acatado pelas cooperativas, e agora a população vai ter de novo esses trabalhadores que são de suma importância na assistência de saúde para a população”, disse Pinheiro.

Os secretários estaduais Anoar Samad (Saúde), Flávio Antony (Casa Civil) e Sérgio Litaiff (de Governo) também estiveram na reunião junto a técnicos da Secretaria de Fazenda (Sefaz), designados pelo secretário de Estado Fazenda, Alex Del Giglio, que trabalhou na construção das condições orçamentárias para o estabelecimento do cronograma de pagamentos.

O secretário de Saúde, Anoar Samad, que conduzia as tratativas com a categoria, reforçou o reestabelecimento total dos atendimentos. “Eles já estão voltando imediatamente. Esse é o compromisso deles. O governador também sempre procura estar em diálogo e nós conseguimos achar uma solução”, finalizou.

UEA divulga resultados do Vestibular 2023, acesso 2024, e SIS 

0

A Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi tomada por muita alegria na manhã desta quinta-feira (07/12), durante a divulgação dos nomes dos aprovados no Vestibular 2023, acesso 2024, e Sistema de Ingresso Seriado (SIS).

Muitos candidatos aproveitaram para extravasar os meses de espera pelo resultado. Sozinhos ou acompanhados de familiares, muitos comemoraram, aos gritos, o sonho realizado de ingressar na UEA. “Ainda não consegui processar que passei para Medicina. Minha felicidade é imensa”, gritava Bruna da Mota, 19 anos.

Ela conta que chegou a cursar um ano e meio da faculdade de Letras no Sul do país, mas decidiu abandonar tudo e estudar, sozinha, para o Vestibular da UEA. “Graças a Deus deu tudo certo e sei que minha área realmente é a de biológicas. Agora é só aguardar o início do curso para me dedicar ainda mais.”

O calouro Marco Túlio Amorim Frazão, 17, foi muito abraçado pela mãe Suzy que, aos prantos, festejou a aprovação do filho para o curso de Engenharia de Controle e Automação. “Eu tinha estudado muito para as provas do vestibular, mas sempre fica aquele receio. Estou muito feliz e ansioso para o início das aulas”, revelou Marco Túlio.

Segundo o reitor da UEA, André Luiz Nunes Zogahib, a universidade encerra o ano de 2023 com um saldo extremamente positivo, estendendo e ampliando o número de vagas, tanto na capital quanto no interior do estado. “Durante este ano, tivemos avaliações positivas em diversos pontos, elevando o patamar de nossos cursos em diversos aspectos.”

De acordo com o reitor, foram feitas reformas em unidades do interior e equipadas bibliotecas. “Estamos entregando mais tecnologia. Esperamos que o ano de 2024 seja ainda mais positivo, com mais políticas públicas eficazes e disponíveis para a nossa população. É um trabalho logístico fantástico para que as provas possam chegar ao interior a tempo e na ordem certa para os alunos e, para isso, contamos com o apoio fundamental do governador Wilson Lima”, ressaltou Zogahib durante a tradicional festa de divulgação dos resultados.

O diretor da Comissão Geral de Concursos (CGC), Jonas Oliveira, ressaltou o sucesso do certame. Ele destacou que, este ano, houve a necessidade de uma logística complexa para o envio das provas aos municípios devido ao período de estiagem extrema no Amazonas. “O deslocamento das provas contou com segurança vinda de Israel, o que reforçou ainda mais a idoneidade do processo.”

O anúncio dos aprovados foi enriquecido pela participação do Coral Tubones, da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), que elevou a emoção do momento.

Provas

Nesta edição, o certame ofereceu o total de 5.686 vagas, com 1.142 para Pessoas com Deficiência (PcD’s) e 344 para indígenas. Para o Vestibular, foram disponibilizadas 3.429 vagas, sendo 1.155 para a capital e 2.274 para o interior. Já o SIS, ofertou 2.257 vagas. Dessas 770 foram voltadas a candidatos da capital e 1.487 para o interior. Além disso, o processo ofereceu 127 cursos em 32 municípios, sendo 48 cursos destinados a Manaus e 79 cursos ao interior.

Matrícula

Os aprovados devem ficar atentos para o Edital de Convocação para Matrícula Institucional referente ao Vestibular e SIS 2023, acesso 2024, 1ª etapa, 1ª chamada, que acontecerá no período de 2 a 4 de janeiro de 2024. As aulas iniciarão dia 8 de abril, na capital e interior do Amazonas.

Saúde do Amazonas destaca importância do diagnóstico precoce do HIV

0

Em apoio ao “Dezembro Vermelho”, mês dedicado à conscientização e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), como o HIV, o vírus causador da AIDS, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio do infectologista Noaldo Lucena, enfatiza a importância do diagnóstico precoce de doenças transmissíveis. 

A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, que compromete o sistema imunológico, sendo transmitida principalmente por relações sexuais desprotegidas, e requer um tratamento adequado e prevenção para controlar sua disseminação. 

O médico Noaldo Lucena comenta que a utilização de PrEP para parcerias sorodiferentes e usuários com maior possibilidade de comportamento de risco, o uso da profilaxia pós-exposição sexual de risco (PEP) e, por último e pouco utilizado pela sociedade, os preservativos internos e externos são das medidas mais eficazes para prevenir a transmissão desse vírus. 

“As principais formas de prevenção são as vacinações, os diagnósticos precoces, o tratamento de outras ISTs, a disseminação de conhecimento falando-se mais abertamente sobre sexualidade, o tratamento o mais precocemente possível de casos detectados”, orientou o especialista.  

Segundo dados do Ministério da Saúde, a AIDS foi a causa de mais de dez mil óbitos no ano passado. Os dados reforçam a necessidade de considerar os determinantes sociais para respostas efetivas à infecção e à doença, além de incluir populações chave e prioritárias esquecidas pelas políticas públicas nos últimos anos. 

Importante relembrar que o descobrimento tardio dessa doença, pode incluir a propagação descontrolada, falta de preparação adequada para lidar com ela e consequências negativas para a saúde pública. O infectologista ressalta os benefícios do diagnóstico precoce da doença para a qualidade de vida do paciente. 

“A importância, principalmente, está relacionada a algumas coisas, como iniciar o tratamento enquanto se é apenas pessoa vivendo com HIV, evitando assim, passar para uma fase mais avançada, a AIDS, fase mais difícil de tratar em todos os aspectos. O outro motivo é o tratamento precoce e carga viral indetectável, onde entende-se que não transmite o HIV”, afirmou. 

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que, atualmente, um milhão de pessoas vivam com HIV no Brasil. Desse total, 650 mil são do sexo masculino e 350 mil do sexo feminino. De acordo com o Relatório de Monitoramento Clínico do HIV, na análise considerando o sexo atribuído no nascimento, as mulheres apresentam piores desfechos em todas as etapas do cuidado. 

De acordo com o infectologista, o incentivo principal para o diagnóstico precoce do HIV é evidente. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhor será a qualidade de vida da pessoa. O especialista também ressalta que o vírus não é uma sentença de morte. 

“É importante ressaltar que o diagnóstico de viver com HIV não é mais uma sentença de morte. Estudos mostram que pacientes que realizam o tratamento adequado podem manter uma qualidade de vida e uma expectativa de vida semelhante à de qualquer outra pessoa que vive sem HIV”, finaliza Noaldo Lucena. 

Vídeo que mostra homem destruindo hospital aconteceu no Pará e não em Manaus; entenda

0
  • Um vídeo que circula nas redes sociais, em que um homem aparece vandalizando uma unidade de saúde que supostamente seria o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, não aconteceu em Manaus e sim em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Abaetetuba, no Pará.
  • A informação foi veiculada por um blog de notícias de Manaus, que afirmou que o fato teria acontecido no Hospital João Lúcio devido a falta de atendimento e insumos.

Porém em matéria publicada pelo g1, no dia 19 de novembro, a informação é de que o fato aconteceu no Pará. De acordo a reportagem, o homem é um paciente crônico com grave transtorno mental e que estava afastado do tratamento na rede pública de saúde. Não houve feridos e o paciente foi encaminhado para a capital, Belém.

Por meio das redes sociais, a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), também desmentiu a informação.

  • Fonte: Dia a Dia Notícia