Passe Livre Estudantil é um direito seu!

Por: Secretaria Municipal de Comunicação

conteúdo de responsabilidade do anunciante

Se você é estudante e usa o transporte público, saiba que o Passe Livre Estudantil é um direito seu, mas essa conquista não foi fácil. Foram décadas de luta. E o que era sonho, tornou-se realidade. Agora, são mais de 160 mil alunos em Manaus que podem estudar tranquilos, desde fevereiro de 2022, com o passe livre nas catracas do transporte coletivo urbano.

Com o Passe Livre Estudantil são fornecidas até 44 passagens mensais, não cumulativas, proporcionais ao número de dias letivos de presença exigido nas instituições de ensino. Saiba como funciona e que estudantes têm direito ao benefício:

  • Primeiro, o aluno deve conferir no site estudantes.manaus.am.gov.br se seus dados pessoais, como Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o comprovante de residência, estão atualizados na escola em que está matriculado;
  • Caso não estejam, é recomendado realizar os ajustes necessários na própria escola;
  • Têm direito ao benefício todos os estudantes da rede pública dentro do município de Manaus, cuja distância entre os endereços da escola e da residência não seja inferior a 1 quilômetro.

Em caso de a cota mensal ser integralmente utilizada, o estudante que necessitar utilizar o transporte coletivo pagará o valor correspondente à metade da tarifa pública básica, por meio da recarga eletrônica de seu cartão, limitada a 16 passagens adicionais mensais.

O acesso aos serviços é simples e rápido, por meio do site estudantes.manaus.am.gov.br/, onde os estudantes podem fazer e consultar seus cadastros e verificar sua situação de gratuidade estudantil. 

Ao acessar a página dos serviços, os estudantes poderão saber ainda quando o saldo de créditos estará disponível, assim como a quantidade e a cota já utilizada ao longo do mês, o que facilita o uso e controle.

Vale ressaltar que a solicitação dos créditos é um processo que precisa ser feito mensalmente. Depois, é preciso validá-los passando o cartão do Passe Livre em um terminal de integração ou dentro do próprio ônibus. 

Estudante, seu passe é livre. Aproveite!