Pré-candidata à vereadora, Carol Pinheiro quer ser a voz das mulheres na CMM

A entrevistada de hoje já foi quase uma ex-BBB. Ganhou destaque no boom das redes sociais lá em 2009. Mãe da pequena Isabella, Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), já trabalhou na gestão do ex-governador Amazonino Mendes e do atual governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e agora quer resolveu sair das mídias sociais e ir às ruas para tentar uma vaga na Câmara Municipal de Manaus em 2020.

A gente conversou com a pré-candidata pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), liderado pelo vice-governador Carlos Almeida. Confira!

– Quem é a Carol Pinheiro?

Carol Pinheiro é uma mulher do povo, ativista política, sempre lutando por espaço, vez, voz e agora voto em mulheres. Voluntária em ações sociais da OSC Super Ação, sempre disposta a servir ao próximo. Mãe de menina, Corretora de Investimentos em Bens Imóveis, Relações Públicas. Uma idealista de mobilizações do Movimento Políticas Públicas para o Povo. Pessoa simples, sorriso fácil e abraço materno.

– Por que você quer ser vereadora?

Durante anos tenho atuado em movimentos de mobilização popular voltado desde a moradia social com sustentabilidade e agora após sofrer violência doméstica contra mulher ajudando as vítimas assim como eu a denunciarem e protagonizarem sua própria vida. Mediante a baixa atuação legislativa para defender essas causas sempre fui incentivada e estimulada a conseguir um espaço para representar o povo que tanto luto.

– Por que PTB?

Porque respeita as mulheres.
Foi o primeiro partido onde um Presidente da República, Getúlio Vargas, deu vez, voz e voto para nós mulheres.
E principalmente pela defesa das causas trabalhistas nacionalmente, além da constante vontade de dar força para o protagonismo feminino na política.

– Você já foi criticada por gostar de política tão nova?

Essa vontade de responder ao mundo o que podemos fazer para melhorar vem desde minha infância onde assisti pela televisão a promulgação da Constituição Federal de 1988.
Tenho esse espírito conciliador, se deixar passo horas conversando sobre história geopolítica mundial e suas correntes.
Essa paixão de ajudar ao próximo, organizar as leis e fazê-las efetivas ficou mais forte nos movimentos estudantil e de juventude, sempre fui bastidores, articuladora, chamava atenção de muitos líderes, e desde então a grande maioria de meus amigos são da política, tenho grupo de amigos envolvidos e engajados mundo a fora.
Não tem idade para começar a realizar ações em prol ao povo pra que servem as leis para confirmar as ações do poder público.
Tem que querer fazer e por isso que agora em um partido que apoia mulheres resolvi me apresentar como uma opção nas eleições de 2020.

– Como você vê o espaço das mulheres na política atual?

Certa vez um grande jornalista, o marketeiro de eleições presidenciais na Europa e no Brasil, conversando comigo falou “política é um jogo de meninos, vá lá e mostre que você sabe jogar melhor que eles, eles vão te respeitar”.
Reconheço que até uns anos atrás éramos poucas mulheres que conquistávamos nosso espaço, geralmente vínhamos dos movimentos sociais e entre as poucas que apareciam ainda eram da politica da “filhocracia” por serem filhas de políticos entravam para prorrogar história da família.
Esse cenário mudou e com a mobilização de grandes movimentos de mulheres para ingressarem na política estamos assistindo ao vivo a voz ficando mais feminina.
Vamos conquistando aos poucos nosso espaço.

– Você já tem alguma proposta caso seja eleita?

Quero trabalhar para analisar as leis inúteis que existem sem propósito algum que só serviram para gastar o dinheiro dos cidadãos, inicialmente.

Sonho em praticar a regularização fundiária e apontar meios e métodos para arrecadar fundos para a moradia social se instituir muito mais que um direito do cidadão, mas um dever do próprio de cuidar de sua propriedade alinhada ao meio ambiente e seu lado empreendedor.

E também um projeto forte é elaborar um plano de ação para apresentar ao futuro Prefeito, uma proposta onde se crie um centro especializado ao atendimento da vítima de violência doméstica municipal com atendimento hospitalar e clínico assim como existe em outras capitais, como Recife.

E brigar pelos direitos como cesta básica municipal, além de propor uma fiscalização ostensiva ao cumprimento das políticas públicas de inclusão dos portadores de necessidades especiais, que hoje estão esquecidos.

Tem muita coisa pra brigar.
As comunidades estão abandonadas
Manaus foi esquecida.

– Já foi intimidada pela oposição?

Recentemente devido a alguns posicionamentos nas minhas redes sociais recebi algumas retaliações de outros possíveis concorrentes à Câmara Municipal de Manaus, mensagens em meu aplicativo de conversas instantâneas sobre defender o pobre que ainda se ilude com falsos heróis, estes se incomodam pois comecei a ser citada em suas áreas, mas há espaço para todos.
Geralmente quem quer intimidar teme mulheres fortes na política.
Era mais intimidada quando ainda em movimento estudantil, hoje conquistei através da minha postura republicana ser ouvida pelas minhas atitudes.

View this post on Instagram

02.08.2020 Saiu na imprensa. Essa será minha primeira eleição, caso seja aclamada como candidata à vereadora e vejo esta decisão do TSE como uma garantia para as mulheres conseguirem se posicionar nos partidos. O que garante assim que as siglas passem a investir mais em candidaturas femininas neste pleito. Completo que ainda sou a favor da paridade, que o ideal que estivéssemos com a metade das vagas destinadas às candidaturas partidárias já que estamos continuamente lutando por direitos iguais, que em breve sejamos 50% das candidaturas. Essa resolução do TSE propiciou o aumento de movimentos de mobilização a favor de candidaturas femininas em todo Brasil para mais mulheres na política e traz para a população mais opções de novos nomes terem possibilidade de serem representantes eleitas legitimamente pelo povo. #vamosjuntas #maismulheresnapolitica #vaiterelassim #elasnopoder #mulheres #mulher #manaus #brasil #mulherdopovo

A post shared by Carol Pinheiro (@carolpinheiro) on

– Você é Caprichoso ou Garantido?
Sou amazonense.
A cultura popular, o boi é de Parintins, as cores independem, pois eu adoro ambas as canções tanto do Caprichoso quanto do Garantido.
Inclusive estamos deixando a desejar na questão de promover os festivais folclóricos dos bairros que movimentam muito a econômica dos comunitários.

– Como você pretende fazer campanha em tempos de pandemia?

Estou desde início da pandemia realizando reuniões on line, visitando apenas amigos quando não há aglomeração e apostando no fortalecimento das redes sociais.
Caso seja aprovada como candidata seguirei as normas de segurança estabelecida nos decretos municipal e estadual para evitar qualquer tipo de contaminação ou facilitar para não somente eu mas demais pessoas adoecerem.
Será uma campanha direcionada, com discurso fácil e presença constante nos ideais daqueles que querem uma mulher do povo lhes representando.
Espero que consigamos ter êxito na nossa caminhada, em finalizar com saúde e com a mensagem alcançada.

View this post on Instagram

05.08.2020 Hoje tem uma conquista fazendo aniversário! São sete anos do Estatuto da Juventude. Através dessa Lei os jovens de 15 a 29 anos conquistaram benefícios e sustentam seus direitos. Quero parabenizar a todos os jovens, e em especial a nossa atual gestora de juventude do Amazonas, Alessandra Castro, que conquistou a autonomia de desmembrar a pasta de políticas públicas de outras e tem o desafio de transversalizar o diálogo com todos os segmentos para ajudar o nosso jovem amazonense. Uma mulher no poder. Mais mulheres na política. Vamos continuar lutando pelo Sinajuve, independente de nossa atuação de outros segmentos. Vamos seguir construindo um Brasil, um Amazonas, uma Manaus melhor para os nossos filhos. É claro, a nossa Presidente do PTB Mulher, a Graciela Nienov, que é quando estive nessa luta, ela também era Presidente da Juventude do PTB correndo atrás de construir e a quem me inspiro e sigo seus caminhos trilhados, agora no segmento mulher. Avante juventude!! #elasnopoder #juventude #manaus #amazonas #youth #snj #mulherdopovo #brasil #idjovem #forjuve #sinajuve #conjuve

A post shared by Carol Pinheiro (@carolpinheiro) on

– Deixa suas redes sociais/contato pra quem quiser conh5ecer melhor suas propostas

Nas ruas e nas redes sociais seguirei por Manaus, sou Carol Pinheiro, uma mulher do povo.

Instagram: @carolpinheiro
Twitter: @carolpinheiro
Facebook: /carolinepinheiro