Prefeitura inicia a revitalização da parada de ônibus mais antiga de Manaus

Neste sábado, 16/9, começaram as obras de revitalização da parada de ônibus mais antiga de Manaus. A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura da cidade, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), e a Faculdade Fametro. O ponto de ônibus, localizado na avenida Carvalho Leal, em frente à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na zona Sul, será restaurado para melhor atender a população e preservar uma parte da história da cidade de Manaus.

“É uma parada que tem uma característica construtiva diferenciada, ela é muito antiga e faz parte desse complexo arquitetônico dessa área e no final de todo o processo nós teremos uma parada renovada para as pessoas que utilizam o transporte coletivo”, comentou Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do IMMU. 

O ponto de ônibus foi erguido em 1960 com um design modernista. A parada feita de concreto armado é um ícone histórico local e a última de sua espécie na cidade. A restauração está inserida no contexto do projeto “Moradia Popular”, que tem como objetivo preservar a herança cultural e o legado histórico de Manaus. A supervisão das obras ficará a cargo da coordenação do curso de Engenharia Civil da Fametro.

“A parceria com a prefeitura é fundamental para que essa obra seja realizada e será feita pelos nossos alunos dos cursos de Arquitetura e engenharias Civil e Elétrica da Fametro. Nós vamos devolver para a cidade de Manaus essa parada que é um monumento histórico de 1960”, disse Robson Ferreira, coordenador do núcleo de construção civil da Fametro.

De acordo com o responsável pelo curso, a expectativa é que a revitalização da parada de ônibus seja entregue no dia 24 de outubro, data em que se comemora o aniversário de Manaus.