Vice-governador do Amazonas é alvo de operação da Polícia Federal

MANAUS – Equipes da Polícia Federal estão na Sede do Governo, na Compensa (Zona Oeste), fazendo buscas no gabinete do vice-governador, Carlos Almeida. De acordo com nota emitida pela Controladoria Geral da União (CGU), trata-se da segunda fase da operação Sangria, que superfaturamento na aquisição de ventiladores pulmonares e recebimento de vantagens indevidas no auge da pandemia em Manaus.

Nas primeiras horas da manhã, a Polícia Federal também esteve na casa de Carlos Almeida, no Condomínio Ponta Negra 1, na Ponta Negra (zona Oeste).

O trabalho é realizado em parceria com a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF). O objetivo é aprofundar as investigações que apuram possíveis irregularidades em contrato celebrado por dispensa de licitação e em caráter emergencial pela Secretaria de Saúde do Amazonas (SUSAM).

De acordo com informações da assessoria de comunicação do MPF, estão sendo cumpridos mandados de prisão temporária contra cinco pessoas, além de buscas e apreensões contra seis investigados na Operação Sangria. As medidas cautelares, que incluem o sequestro de bens e valores dos investigados, foram determinadas pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e requeridas pela subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo.

Os investigados são suspeitos de práticas como peculato, lavagem de dinheiro e também de promover a dispensa de licitação fora das hipóteses previstas em lei.

Leia mais no Portal A crítica