Governo do Amazonas decreta ponto facultativo nesta quinta-feira  

O Governo do Amazonas decretou ponto facultativo nesta quinta-feira (28/03), nas repartições públicas, autarquias e fundações do estado, dia que precede o feriado da Sexta-Feira Santa, celebrado este ano em 29 de março. Os serviços públicos essenciais serão mantidos nos dois dias, assim como no final de semana, conforme decreto publicado no Diário Oficial no dia 21 de março.

Cidadania

Os atendimentos da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) na capital, seguirão funcionando normalmente no regime de 24h durante a semana inteira.

Os serviços de Pronto Atendimento ao cidadão (PAC) não vão funcionar nos dias 28 e 29 de março.

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) informa que nesta sexta-feira (29/03), as 44 unidades do programa Prato Cheio não irão funcionar em virtude do feriado de Páscoa. Todos os restaurantes e cozinhas funcionarão normalmente até quinta-feira (28/03).

As cozinhas populares do Prato Cheio funcionarão normalmente no sábado (30/03), onde serão servidas sopas de forma gratuita, das 11h às 13h.

Os sete centros de convivência administrados pela Seas também não funcionarão na quinta-feira e na sexta-feira. As atividades, no entanto, acontecem normalmente até esta quarta-feira (27/03) e retornam na segunda-feira (01/04).

Segurança Pública

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informa que na quinta-feira, os 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e as Delegacias Especializadas em Homicídios e Sequestros (DEHS), Crimes contra a Mulher (DECCM) da zona centro-sul, Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Apuração de Atos Infracionais (Deaai) funcionarão em regime de plantão 24 horas.

As Delegacias Especializadas em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e a de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) funcionarão para atendimento de registro de ocorrência dentro da área de atuação de cada unidade especializada.

Neste período, as ocorrências também podem ser registradas na Delegacia Virtual, por meio do endereço: delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/ .

Os demais Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas retomarão suas atividades normalmente na segunda-feira (1º/04), das 8h às 17h.

Saúde   

Estarão funcionando normalmente os seis prontos-socorros (três adultos e três infantis), as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

As unidades que atendem por consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas não funcionarão na quinta-feira e sexta-feira, mas retornam normalmente na segunda-feira (1º/04).

Detran-AM

O Detran Amazonas terá suas atividades suspensas no feriado de qiinta e e sexta-feira, com retorno do atendimento, na próxima segunda-feira (01/04). As aulas teóricas e práticas previamente agendada nas autoescolas, porém, serão realizadas normalmente até a quinta-feira. Também não haverá a aplicação das provas de legislação e direção.

Educação

As escolas da rede estadual da capital e do interior não terão aulas nos dias 28 e 29 de março, retomando as atividades na segunda-feira, 1º de abril.

Cultura

O Teatro Amazonas estará aberto na quinta-feira, das 9h às 17h, e no sábado, das 9h às 17h. No dia 30 de março, sábado, às 20h, o Coral do Amazonas apresentará o espetáculo “Paixão de Cristo”, no Teatro Amazonas, com entrada gratuita. No entanto, o símbolo maior da  Cultura amazonense permanecerá fechado na sexta-feira e domingo (31/03).

A Galeria do Largo e a Casa das Artes terão o mesmo horário de funcionamento: quinta-feira, sábado e domingo, das 15h às 20h, (sexta não haverá visitação). Durante o período,  a Galeria do Largo apresentará a 7ª edição do “Espaço Mediações”, com quatro novas exposições e entrada gratuita.

Já o Palacete Provincial estará aberto para visitação apenas no sábado  das 9h às 15h. Assim como o Museu do Seringal, que abrirá apenas no sábado, das 9h às 15h, e domingo, das 9h às 13h.

O Palácio da Justiça e o Palácio Rio Negro funcionarão apenas no sábado, das 9h às 15h. Enquanto o Centro Cultural Povos da Amazônia e a Biblioteca Pública do Amazonas estarão fechados durante todo o feriado.