Wilson Lima anuncia doação de mais de 360 toneladas de peixe na Semana Santa

O governador Wilson Lima anunciou, nesta terça-feira (26/03), a doação de mais de 360 toneladas de pescado que serão distribuídas, neste período de celebração católica da Semana Santa, por 375 instituições assistenciais do Amazonas para 130 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.

O investimento na aquisição dos peixes, que serão doados a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) já credenciadas pela rede de assistência do Governo do Amazonas, é de R$ 5,5 milhões, aproximadamente. A entrega às OSCs acontece desta terça até sexta-feira (29/03), das 8h às 18h, no parque multiuso Eurípedes Ferreira Lins, no Km 2 da BR-174.

“Essa é uma ação que realizamos todos os anos, tem recurso do Fundo de Promoção Social (FPS), tem recurso do Sistema Sepror, através da nossa ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas) e também da nossa Secretaria de Pesca”, afirmou Wilson Lima.

Junto ao governador, estiveram presentes o deputado estadual Roberto Cidade, que preside a Assembleia Legislativa do Amazonas; e a vereadora Yomara Lins, representando a Câmara Municipal de Manaus; além de representantes das instituições beneficiadas.

“(Essa doação) é de grande importância porque nós estamos atendendo famílias que vivem em vulnerabilidade social e, sobretudo, levando esse atendimento às pessoas com deficiência que nós atendemos na instituição”, disse Ana Cláudia Martins, coordenadora de gestão da Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa), que tem 43 anos de existência e é uma das contempladas.

Em 2023, com investimento de R$ 4,5 milhões, o Governo do Amazonas entregou 300 toneladas de pescado. Ao todo, 200 instituições foram beneficiadas, alcançando 100 mil famílias credenciadas nas instituições. Ao todo, a gestão Wilson Lima já entregou mais de 980 toneladas de peixe por meio do programa Peixe no Prato Solidário desde que foi criado, em 2021.